fbpx

Pão Caseiro Fácil Não Precisa Sovar

  • admin
  • Geral
  • Nenhum comentário

O Pão Caseiro Fácil é econômico, simples e não precisa sovar. Isso mesmo que você leu: você não vai precisar ficar lá sovando, sovando, por 20 minutos, para ter um pão fofinho. Ao contrário: basta misturar todos os ingredientes, deixar a massa descansar e depois leva-la ao forno. O resultado final será um pão maravilhoso: com casquinha crocante e miolo macio e molhadinho. Não perca!
Para fazer o pão caseiro fácil, vamos precisar de apenas 4 ingredientes. São eles: farinha de trigo, fermento biológico fresco, sal e água morna, ou seja, ingredientes fáceis, baratos e que você, geralmente, tem em casa.
O modo de preparo desse pão caseiro é muito simples: basta misturar os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento biológico fresco e sal) e, em seguida, adicionar a água morna. Geralmente, 540ml é o suficiente para formar uma massa homogênea, mas que ainda grude um pouco nas mãos. Se a sua massa ficar mais seca, coloque mais uma ou duas colheres de sopa de água. Mas, se, ao contrário, sua massa ficou muito grudenta, coloque mais uma ou duas colheres de sopa de farinha de trigo. Em seguida, deixe a massa descansar por 1 hora, coberta por um pano. Não precisa sovar, nem amassar a massa. Aliás, quanto menos você mexer na massa, melhor será o resultado.
Quando faltarem 20 minutos para completar 1 hora de descanso da massa, ligue o forno a 220ºC e coloque dentro dele uma panela de ferro ou alumínio ou uma forma comum. Quando der 1 hora de descanso do pão, retire a massa da tigela e modele no formato desejado. Retire a panela ou a forma do forno, salpique farinha de trigo, coloque o pão e cubra com a tampa da panela ou com papel alumínio (no caso da forma). Volte ao forno, ainda em 220ºC por 25 minutos. Para finalizar, retire a tampa da panela ou o papel alumínio da forma e deixe o pão continuar assando até dourar por, aproximadamente, mais 30 minutos.
O resultado final é um pão caseiro com casca crocante e saborosa e um miolo fofinho e úmido, perfeito para acompanhar a sua manteiga ou geleia favorita. Não perca tempo e faça hoje mesmo!

Veja Também: 10 Sobremesas Para Fazer em 20 Minutos

Pão Caseiro Fácil

INGREDIENTES

  • 800g de farinha de trigo
  • 10g de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal
  • 540ml de água morna (aproximadamente)

COMO FAZER PÃO CASEIRO FÁCIL
Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fermento biológico seco e o sal.
  2. Acrescente a água morna, aos poucos, até obter uma massa homogênea e que ainda grude um pouco nas mãos (esse é o segredo para o pão ficar macio).
  3. Não precisa sovar, nem amassar a massa.
  4. Deixe a massa descansar na tigela, tampada com um pano, por 1 hora.
  5. 20 minutos antes de completar 1 hora de descanso do pão, coloque uma panela de ferro ou alumínio ou uma forma no forno e ligue-o a 220ºC.
  6. Passados os 20 minutos, modele a massa de acordo com o formato desejado (bola ou filão).
    Pão Caseiro Fácil
  1. Retire a panela ou a forma do forno, salpique farinha de trigo e coloque o pão já modelado.
  2. Atenção: não desligue o forno, assim, ele vai manter a temperatura até o pão entrar nele.
  3. Salpique farinha de trigo sobre o pão e faça um corte com uma gilete ou uma faca afiada.
  4. Tampe a panela com a tampa ou a forma com papel alumínio e leve ao forno (ainda a 220ºC) por 25 minutos.
  5. Passados os 25 minutos, retire a tampa ou o papel alumínio e deixe assar até dourar (entre 25 a 35 minutos).
  6. Retire do forno, espere esfriar e sirva.

Dicas:

  • Se for usar uma panela, verifique se ela não tem materiais plásticos nas alças ou na tampa. Se puder, retire-os ou prefira utilizar uma forma. O resultado será idêntico!
  • A massa deve ficar grudando um pouco nas mãos. Se a sua massa não grudar nas mãos, acrescente mais 1 ou 2 colheres de sopa de água morna.
  • Se, ao contrário, sua massa ficar muito grudenta, acrescente mais 1 ou 2 colheres de sopa de farinha de trigo.

Confira o pão caseiro fácil recém saído do forno, sendo cortado:

Continue lendo