Cozinha Regional: Pratos Típicos da Sicília

  • admin
  • Geral
  • Nenhum comentário

Pensar na Sicília é automaticamente pensar no mar azul mediterrâneo, nas praias paradisíacas e nas cidadezinhas costeiras que sobem montanhas. Mas você já parou para se perguntar sobre a cozinha regional siciliana? Leia aqui e descubra quais pratos típicos da Sicília são de arrancar  um “mamma mia” da boca!

Você também poderá gostar:


Cozinha Regional: Gastronomia da Toscana
Cozinha Regional: Gastronomia da Emilia Romagna
Roteiro de 3 dias na Catânia, na Sicília!
Trilha para subir no vulcão Etna, na Sicília!

Bom, antes de falar sobre isso, vamos localizar essa região. Geograficamente, a Sicília é a maior ilha mediterrânea. Se a Itália tem o formato de uma bota chutando uma bola, a Sicília é toda a parte que chamaríamos de bola. A capital é Palermo e o lugar tem um dos melhores climas para receber turistas. 

Dito isso, podemos partir para o assunto principal deste post: preparei uma lista com 8 pratos da cozinha siciliana para você começar a sonhar em conhecer este paraíso. 

Tudo pronto?

 

ARANCINI

Um dos pratos mais apreciados da gastronomia siciliana são os arancinis. Esses croquetes de arroz estão por toda a parte e devem ser comidos sem muita cerimônia. Inclusive, para saborear os melhores arancinis, você não deve ir a restaurantes, mas sim andar pelas ruas em busca dessas iguarias nas barraquinhas. 

Você certamente encontrará diferentes combinações de arancini com recheios e molhos. 

 

CANNOLI

Dentre todos os pratos típicos da Sicília, o cannoli é um dos meus favoritos!

Esse doce é feito com uma massa fininha, frita, em formato de cone e recheada com ricota. Se você torceu o nariz, esqueça essa ricota que compramos por aqui no Brasil. Na verdade, esse doce é uma iguaria tão deliciosa que tenho certeza que vai se apaixonar!  

A regra é a mesma do arancini: se forem feitos em casa, ficam ainda mais deliciosos. Por isso, você deve encontrar os mais gostosos fora dos restaurantes turísticos.

 

PANELLE

Já pensou em comer uma massa frita de grão de bico? Esse é o panelle!

O pan con panelle é típico de Palermo, a capital da Sicília, e pode ser encontrado facilmente pelas ruas. 

 


Roteiros Personalizados

PANI CA MEUSA

Outro sanduíche mais conhecido como comida de rua da Sicília, o pani ca meusa tem o recheio feito com fígado. 

 

Ele pode ser encontrado em duas versões: se levar queijo, é casado. Mas se for sem queijo, ele é solteiro. Como adoro queijo, sempre vou recomendar pedir a versão casada deste sanduíche delicioso. 

 

PASTA ALLA NORMA

 

Pensou que passaríamos a lista toda sem falar das deliciosas massas? Pasta Alla Norma é geralmente feita com macarrão cozido com molho de tomate ao alho. No molho, adicionamos ricota salgada, manjericão e berinjelas fritas. 

Curiosidade: você verá no decorrer da nossa lista que a berinjela é um ingrediente muito presente na culinária da Sicília. Sabe porque?

Muitos pratos da gastronomia siciliana eram feitos por pessoas pobres que cozinhavam para patrões e senhores. Depois dos jantares, essas pessoas cozinhavam para as próprias famílias. Como a carne não era acessível, eles a substituíram pela berinjela. 

 

PESTO ALLA TRAPANESE

O nome já diz tudo: as massas com pesto alla trapanese são originárias da cidade de Trapani. Mas é tão deliciosa, que acabou sendo espalhada por toda a região. 

A receita segue uma tradição que veio do oriente, a agliata ligure, só que adaptada para os ingredientes sicilianos. Além de alho e azeite, os sicilianos misturam tomates e amêndoas. Tudo isso leva um toque de pecorino e também de manjericão. 

É ou não é para comer rezando?

 

CHINOTTO

O chinotto não é exatamente um prato, mas sim uma bebida. Chegando muito perto de um refrigerante, essa bebida é feita com laranjas amargas (as mesmas usadas na fabricação do Campari) e água gaseificada. Para muita gente, a cor escura pode não ser muito atrativa. Mas não deixe que isso lhe impeça de provar essa bebida deliciosa.

Na Sicília, o chinotto é feito dentro das casas e em restaurantes, mas também é encontrado em versões industrializadas. Nem preciso dizer qual é melhor, não é?

PARMIGIANA

Um dos pratos típicos da Sicília que mais tem fama aqui no Brasil surpreende muito os turistas. Isso porque a receita original não leva carne, como as parmigianas que comemos por aqui. Outro fato curioso é que embora o nome indique, a receita não veio de Parma. 

Na verdade, a Parmigiana veio da Sicília e é feita com berinjela frita, queijo caciocavallo, parmesão e molho de tomate. 

 

MUFFULETTA

As muffulettas são sanduíches feitos com pão de gergelim e recheado com azeitonas e queijos. Algumas versões ainda levam presunto, o que deixa tudo ainda mais delicioso. 

Esse sanduíche pode ser encontrado como comida de rua, mas é uma excelente opção para se fazer em casa e levar para os passeios como um lanchinho. 

 

Aposto que você já está com mais vontade ainda de conhecer a Sicília, acertei? De fato, a gastronomia é um dos aspectos mais interessantes da cultura italiana. Talvez seja sempre uma surpresa, pois ouvimos ‘comida italiana’ e logo pensamos em massas e vinhos deliciosos. 

 

Mas nem só de massa vivem os italianos, pelo contrário. O país da bota é um livro de receitas daqueles que todo mundo adoraria conhecer. 

Quer continuar descobrindo as cozinhas regionais da Itália? Então veja só esse post com os melhores pratos da Toscana!

Leia também:

Por que a Sicília me conquistou e porque ela também irá te conquistar!
Turismo de experiência na Itália!

Continue lendo